Nesta terça-feira (21), a Comissão Europeia concedeu à Microsoft a aprovação antitruste incondicional para sua oferta de US$ 16 bilhões pela empresa de inteligência artificial e tecnologia de fala Nuance Communications.
O negócio é o segundo maior da Microsoft, depois da compra de US$ 26,2 bilhões do LinkedIn em 2016, e aumentaria sua presença em serviços em nuvem para saúde.
Já tem aprovação regulatória nos Estados Unidos e Austrália, e a Reuters informou no início deste mês que estava programado para receber a aprovação da UE.
A Comissão disse que sua investigação sobre o acordo concluiu que ele não reduziria significativamente a concorrência nos mercados de software de transcrição, serviços em nuvem, serviços de comunicação corporativa, sistemas operacionais de PC e outros produtos.
A transação proposta não levantaria preocupações de concorrência em nenhum dos mercados examinados no Espaço Econômico Europeu “, disse a Comissão.
A Nuance, sediada nos EUA, atende a 77% dos hospitais dos EUA e ajudou a lançar o assistente virtual Siri da Apple.
A Comissão disse que examinou questões incluindo a sobreposição entre as atividades de software de transcrição da Microsoft e da Nuance, e descobriu que eles ofereciam “produtos muito diferentes” que, quando combinados, continuariam a enfrentar forte concorrência de outros participantes.
As empresas de tecnologia aumentaram as aquisições de empresas focadas em IA à medida que mais integram essa tecnologia a seus produtos e serviços. (Com informações de Reuters).
