Aprenda tudo que você quiser sobre finanças ou investimentos aqui no Blog da Ticker!

O que é CDI?

CDI

Entre as diversas palavras misteriosas que temos dentro da nossa economia temos o CDI, uma palavrinha muito usada principalmente por gerentes de bancos. E não é para menos já que essas três letrinhas significam Certificado de Depósito Interbancário.

Assim como nós podemos fazer empréstimos para os bancos, através dos CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) os próprios bancos podem fazer empréstimos entre si através do CDI.

O CDI pode ser simplesmente definido como uma taxa de referência para essas operações entre bancos. É o valor que será cobrado por essa transação.

Mas você pode estar se perguntando por que os bancos emprestam dinheiro entre si? Eles não são rivais um do outro?

Negativo, os bancos competem entre si no mercado, mas também se cooperam entre eles. O fato é que nenhum banco pode fechar o dia com seu caixa negativo. Como os bancos precisam fechar o dia com saldo positivo, mas nem sempre isso é possível então quando isso não acontece eles pegam o saldo emprestado de outro banco. Esse empréstimo é de curto prazo devendo ser ressarcido no próximo dia. 

Apesar de ouvirmos falar muito de CDI quando procuramos investimentos de renda fixa, entenda que ele não é um investimento, e sim um indicador financeiro.

O que acontece é que o CDI passou a ser uma taxa de referência também para investimentos de renda fixa. É um indexador para diversos investimentos desta modalidade, como por exemplo, os CDBs.

Mas muito cuidado para não confundir CDI com CDB. Lembre-se que no CDB o banco pega dinheiro emprestado de pessoas físicas e no CDI ele pega o dinheiro de outros bancos.

Assim como a Taxa Selic, que é utilizada para medir os juros dos títulos públicos, e é calculada como uma média obtida pelo sistema Selic a Taxa CDI é calculada através do sistema Cetip. Para saber quanto o CDI está rendendo hoje, basta conferir no site da própria Cetip.

O rendimento do CDI é absolutamente relacionado à taxa Selic e ele sempre vai render um pouco menos que a Selic. Por ser relacionada à Selic o CDI também vária de tempos em tempos, dependendo da determinação do Copom – Comitê de Política Monetária.

O Copom realiza reuniões a cada 45 dias para definir o valor da Selic. Hoje está ocorrendo essa reunião e assim que ela for finalizada saberemos o novo valor definido para nossa Taxa Básica de Juros, que está atualmente em 5,25% ao ano enquanto o CDI está em 5,15% ao ano. Caso haja algum aumento na Taxa Selic também haverá reajuste no CDI.

Isso pode ser muito bom para quem procura investimentos em renda fixa, já que a maioria deles rende mais de 100% sobre o CDI. Porém, para quem está sempre no vermelho as coisas podem ficar ainda piores. Porque quando estamos no cheque especial do banco os valores dos juros é cobrado sobre o CDI. Quanto mais alto ele estiver, maior será a divida.

Então não seja essa pessoa que fica sempre no vermelho e comece o quanto antes a entender mais sobre o mercado financeiro e investir. Nós temos uma equipe especializada para te ajudar. Entre em nosso canal e se inscreva.

Compartilhe esse Artigo:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Continue lendo:

Assinatura Gold

Tenha acesso as carteiras recomendadas da Ticker!
R$ 59,90 (valor mensal)
  • Análises completas de dezenas de ativos
  • Carteiras recomendadas
  • Suporte via WhatsApp

Queremos transformar qualquer pessoa em investidor e tornar a vida de todo investidor mais fácil.

A Ticker Research é o seu portal de informações e análises sobre Fundos Imobiliários, Ações, Fundos de Investimentos, Criptomoedas e muito mais!