Aprenda tudo que você quiser sobre finanças ou investimentos aqui no Blog da Ticker!

Produção da fábrica do Japão dispara com o retorno da produção de automóveis

Produção da fábrica do Japão dispara com o retorno da produção de automóveis (Reprodução)

A produção da fábrica do Japão saltou no ritmo mais rápido já registrado em novembro, com a redução dos gargalos da cadeia de abastecimento global ajudando a produção de automóveis a saltar de sua recente queda, aumentando as perspectivas de uma forte recuperação econômica no quarto trimestre.

Mas, embora as melhores condições de fabricação forneçam algum alívio para os legisladores, a persistente escassez global de semicondutores e os novos riscos da variante do coronavírus Omicron devem obscurecer as perspectivas para a terceira maior economia do mundo.

A produção da fábrica aumentou 7,2% em novembro em relação ao mês anterior, registrando seu maior salto desde 2013, quando dados comparáveis ​​foram disponibilizados pela primeira vez, graças ao aumento da produção de veículos motorizados e produtos de plástico.

Isso significa que a produção aumentou pelo segundo mês consecutivo, após aumentar 1,8% em outubro, e registrou um aumento mais rápido do que o ganho de 4,8% esperado em uma pesquisa da Reuters.

Os dados mostraram que a produção de automóveis e outros veículos automotores cresceu 43,1% em relação ao mês anterior em novembro, também um recorde, enquanto a produção de plásticos cresceu 9,5%.

Apesar da produção mais forte, as montadoras japonesas ainda são incapazes de se livrar completamente do obstáculo das peças globais persistentes e dos problemas de fornecimento de chips.

A principal montadora do Japão, Toyota Motor Corp, disse na semana passada que suspenderia a produção em cinco fábricas nacionais em janeiro devido a problemas de abastecimento e à crise de saúde.

Analistas afirmam que o setor automotivo pode sofrer um impacto prolongado das perdas no fornecimento de chips, à medida que os fabricantes de chips se concentram na produção de semicondutores de ponta em vez de chips menos avançados.

“O que é necessário para os carros não são os chips de última geração”, disse Chihiro Ohta, gerente geral de pesquisa de investimentos e serviços para investidores da SMBC Nikko Securities. “Eles precisam de modelos da velha geração.”

Os fabricantes esperam que a produção cresça 1,6% em dezembro e 5,0% em janeiro.

No entanto, um funcionário do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) alertou que as previsões das empresas na pesquisa mensal tendem a ser excessivamente otimistas.

A produção de bens de consumo duráveis ​​cresceu 39%, enquanto a de bens de capital, que analistas dizem estar intimamente relacionada ao componente de gastos de capital no produto interno bruto (PIB), ficou inalterada em relação ao mês anterior.

De forma mais ampla, os analistas esperam que a economia do Japão cresça 6,1% anualizados no trimestre atual, recuperando-se de uma queda no terceiro trimestre, com expectativa de recuperação da atividade do consumidor e das empresas, mostrou uma pesquisa da Reuters neste mês.

Dados separados na terça-feira mostraram que a taxa de desemprego subiu para 2,8% em relação aos 2,7% do mês anterior, enquanto um índice que mede a disponibilidade de empregos foi de 1,15, inalterado em relação a outubro. (Com informações de Reuters).

Compartilhe esse Artigo:

Continue lendo:

Assinatura Gold

Tenha acesso as carteiras recomendadas da Ticker!
R$ 59,90 (valor mensal)
  • Análises completas de dezenas de ativos
  • Carteiras recomendadas
  • Suporte via WhatsApp

Queremos transformar qualquer pessoa em investidor e tornar a vida de todo investidor mais fácil.

A Ticker Research é o seu portal de informações e análises sobre Fundos Imobiliários, Ações, Fundos de Investimentos, Criptomoedas e muito mais!